sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Os microlets

Aqui em Dili o transporte público é precário, mas creio que atende razoavelmente à população, pois nunca ouvi nenhuma crítica de timorense a esse respeito, embora as precauções de segurança sejam inexistentes.
Não há ônibus, meio de transporte muito comum no Brasil, o seu equivalente aqui é o microlet.








Microlets são essas "vans" que transportam a maior parte dos timorenses em seu cotidiano. Circulam sempre com as portas abertas (para "facilitar"o fluxo dos passageiros) e lotadas. Frequentemente com umas 4 ou 5 pessoas em pé, meio "penduradas"na porta aberta.









Eu achava que eles eram coloridos apenas pelo gosto dos timorenses. Mas depois descobri que além disso, as cores são uma forma de identificação. Cada microlet tem uma cor e um número que determina o seu trajeto. O branco é que passa perto de casa. rsrsrs

Também é muito comum encontrarmos pessoas (adultos e crianças) sendo transportadas em caçambas de carros ou caminhões, e isso não parece ser problema nenhum para eles, nem para as autoridades timorenses.








Eu ainda não tive a experiência de andar de microlet, mas outro tipo de transporte muito comum e que utilizo frequentemente são os taxis. Existem muitos. Buzinam toda hora na esperança de conseguir um cliente. Não existe taxímetro, e o valor deve ser combinado antes de entrar no taxi. Timorense sempre paga 1 dólar. Mas pra malaio (nós, estrangeiros) tudo é mais caro. Eu só consigo pagar 1 dólar se chorar muito e o lugar for muito perto. Geralmente pago USD 1,50. Um pouco mais longe USD 2,00 e por aí vai. Ah, e tem que ter o dinheiro trocado.





Uma última curiosidade: aqui em Dili é muito comum a venda de peixes nas ruas. Os vendedores amarram os peixes em montinhos, igual fazem com as verduras e frutas, e vendem nas ruas. Eu achei bem interessante a forma de comprar e levar o peixe embora sem ficar cheirando no carro.




Também já vi isso com galinha, mas infelizmente não consegui tirar foto.


Um comentário:

  1. Você já está cheia de histórias de Timor para contar....Parabéns!
    Vou frequentar esta casa para saber das novidades.
    Um abraço

    ResponderExcluir