terça-feira, 19 de outubro de 2010

Bali

Uma ilha maravilhosa, com inúmeras atividades, para todos os gostos, para quem gosta de conhecer novos lugares, novas culturas, para quem quer relaxar, para quem quer aventura, para quem quer balada, para quem quer comprar. Qualquer que seja o objetivo Bali é uma ótima escolha.

Nossa viagem começou com uma atraso no vôo de 4 horas. A chegada em Bali no meio da tarde, com tempo para chegar em Ubud tranquilamente e ainda dar uma volta pelos arredores ia por água abaixo. Aliás, ia mesmo, porque além do atraso choveu muito. Ainda no aeroporto ouvi rumores de que o avião não poderia pousar por causa da chuva, a quem diga que ele arremeteu 2 vezes (não sei se é verdade, mas fico imaginando o desespero das pessoas a bordo desse merpati...rsrs). 

Enfim, a chuva deu uma trégua e conseguimos embarcar. Vôo tranquilo, chegamos em Bali por volta das 20:00hs, com o fuso horário ganhamos uma hora, e na verdade lá eram 19:00hs. ebah rsrs.

No aeroporto mesmo senti algo que já tinha lido em outros blogs na internet, mas que sinceramente eu não acreditava: o cheiro de Bali. É verdade mesmo, a ilha tem cheiro! Um cheiro de flor... que eu acredito que venha das inúmeras oferendas que TODAS as pessoas colocam na frente da sua casa, do seu negócio, na sua mesa, no seu carro, em tudo. As oferendas geralmente consistem em uma cestinha feita de palha com flores e incenso dentro. Elas estão por toda a parte e, com todo respeito aos deuses a quem elas são destinadas, é bem difícil andar em Bali sem pisar nelas. rsrs.





Foi também no aeroporto que já podemos ver o "espírito negociador"dos balineses. Ao sair do aeroporto vimos uns dez guichês para troca de dinheiro, todos com a mesma cotação, e todos com seus funcionários inclinados para frente, chamando pelas pessoas, insistindo para que trocassem dinheiro no guichê delas. É engraçado. Seguimos a dica de nossos amigos e trocamos pouco dinheiro, porque a cotação no aeroporto é bem mais baixa que em outros locais. Porém deve-se ficar atento onde vai realizar esta transação. Um dólar vale cercar de 8850 Rupias. Não precisamos de muitos dólares para ficar com uma quantidade enorme de zeros em rupias, 150 dólares por exemplo correspondem a mais ou menos 1327500 Rp. Existem pessoas que se aproveitam disso, e na hora da troca contam o dinheiro rápido e acabam confundindo os turistas. Por disso deve-se trocar somente em lojas oficiais, que não são difíceis de encontrar.

Pegamos um taxi no aerporto mesmo, no local indicado por nossos amigos, em uma companhia de taxi oficial em Bali e que tem os preços com saídas do aeroporto tabelados, pagamos no aeroporto o valor correspondente e não tivemos nenhum problema para chegar em Ubud.




3 comentários:

  1. Fran, estou adorando seus relatos da viagem à Bali, aguardo os próximos posts... Com fotos!
    Parabéns pelo blog!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Fran, sobre o cheiro de Bali, minha impressão foi idêntica. E digo o mesmo em relação aos vendedores, que dão aula pra baiano. A primeira vez que chutei uma oferenda, segui andando apressado, certo de que ia apanhar. Felizmente, parece que os deuses me ajudaram...rs. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Fran, estava vendo tb as fotos que vc postou no orkut, uma mais linda que a outra, é bom pois tb viajamos um pouco com vc!!! Bjosssss...

    ResponderExcluir