terça-feira, 19 de outubro de 2010

Mercado e Palácio de Ubud

Foi debaixo de uma chuva fina, mas constante que conhecemos o Ubud Palace







 Achamos interessante que o sarong (vestimenta de uso obrigatório para todos os que entram em algum templo) é tão importante para eles que até as estátuas são enfeitadas com ele.


 Esperando a chuva dar uma trégua


Este lugar é anexo ao Ubud Palace (acredito fazer parte dele) e diariamente, no final da tarde, são realizadas apresentações de danças típicas balinesas.

O Mercado de Ubud fica bem em frente ao Palácio, e consiste de inúmeras "barracas" uma grudada na outra, vendendo todo tipo de coisa: roupas, enfeites, chaveiros, objetos de decoração, sarongues etc. E onde os vendedores praticamente imploram para você olhar e comprar os seus produtos.











Aqui vale a regra da barganha: você pergunta o preço de determinada coisa, o vendedor te fala um preço muuuuuuito acima do valor real e começa a negociação, você pede um valor beeeem baixo, o vendedor abaixo um pouco o preço dele, você aumenta um pouco a sua oferta até chegarem a um preço que finalize a compra. Isso demanda um certo tempo e paciência, mas vale a pena. A maioria deles fala bem inglês, mas a língua não é problema, pois assim que você pergunta o preço de algo eles já tiram do bolso uma calculadora para iniciar a negociação.

É uma cultura bem diferente da nossa, brasileiros, acostumados a ter no máximo 10 ou 15% de desconto em alguma compra, achamos estranho ter que lançar uma oferta bem abaixo do preço proposto. Eu não sou boa negociante, mas achei muito interessante e engraçado o processo, e até acho que conseguimos fazer boas compras lá. Mas atenção, só comece uma negociação se realmente tiver intenção de comprar o produto, os balineses gostam da negociação mas se sentem ofendidos quando a compra não é finalizada.

Um taxista nos disse que poderíamos encontrar mercadorias de má qualidade neste mercado, e nos indicou o mercado de Sukawati, que fomos conferir outro dia. Não sei bem se os produtos são bons ou não, mas achei interessante tudo aquilo.




Um comentário:

  1. Eu delirei quando vi as estátuas com aquelas roupinhas. Muito diferente. As fotos ficaram excelentes. Bjo.

    ResponderExcluir