quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Gunung Kawi, Gunung Batur e Pura Besakih

No dia seguinte combinamos em uma agência para fazer um passeio de dia inteiro. O motorista chegou no horário combinado e começamos pelo Gunung Kawi que é um complexo de templos composto por 10 santuários entalhados nas paredes das rochas, que possuem cerca de 23 metros de altura.

Depois seguimos para o Gunung Batur, o famoso vulcão da ilha. Confesso que fiquem bem decepcionada, pois o motorista apenas parou em uma parte da estrada (que eu julgava ainda fazer parte do caminho) então nós descemos do carro e tentamos tirar algumas fotos, mas o tempo estava nublado, com chuva fina e nós não conseguimos ver nada do vulcão.
Nossa melhor foto foi essa :(

Acredite se quiser, o vulcão está aí atrás de toda essa neblina...

Para compensar o vulcão (ou a falta dele rsrs) o motorista nos levou a uma fazenda de cultivo de café para experimentarmos o famoso Kupi Lawak. O café, que de acordo com o site QVinho é considerado o mais caro do mundo, passa por um processo bem interessante (e nojento) antes de ser consumido por nós, humanos: as sementes do café servem de alimento para um animalzinho chamado Lawak (daí o nome do café), porém elas não são digeridas pelo bichinho e após serem "expelidas" do organismo do animal é que são processadas, gerando o tão requisitado café.
Eu achei isso tudo meio estranho mas já estávamos lá mesmo, e tínhamos que aproveitar que em Bali tudo é mais barato. O café é bom, e tem um gostinho achocolatado no final (vai saber  o porquê... eu prefiro nem pensar rsrs).

Lawak

Partimos então para o templo Pura Besakih, o templo mãe de Bali, e para meu enorme descontentamento a bateria da máquina fotográfica acabou e não conseguimos registrar o lugar, que é imenso. Logo que chegamos o motorista nos alertou: "cuidado com as pessoas más, não dê atenção a elas. Se quiserem alguma informação perguntem a mim". Ok.

O lugar é todo aberto e a chuva apertou, tivemos que alugar um guarda-chuva por 10 mil Rp. Seguimos o conselho do motorista e não demos trela para os vários balineses que chegavam querendo ser nosso "guia" no templo, e fomos entrando. Vale muito a pena visitar este lugar, é fabuloso, é muito bonito. Mesmo debaixo de chuva é fantástico. Só não gostei dos balineses que ficavam esperando os turistas no topo da escadaria na entrada do templo principal e queriam cobrar mais (além da entrada que já havíamos pago)  para que pudéssemos entrar naquela parte. Não entramos, mas não fez muita diferença porque assim que subimos mais um pouco ao redor desse templo podíamos ver toda a sua parte interna.

Nenhuma imagem consegue transmitir a grandiosidade e beleza desses templos.

Imagens: blog Seputar Bali.