No dia seguinte, já em Flores, acordamos às 5 da matina para ir ver o Kelimutu. Saímos todos ainda meio dormindo para uma viagem de 3 horas até a cidade de Moni, onde fica o vulcão. A funcionária do hotel tinha deixado o café da manhã pronto para levarmos e então tínhamos cada um ainda um pão com algum queijo, uma banana e um ovo cozido pra saborear no caminho.
Ao chegarmos pegamos uma bela chuvinha e confesso que cheguei a pensar que toda a viagem tinha sido em vão e que nós não conseguiríamos ver nada (como a decepção que tive no vulcão em Bali) mas felizmente eu estava enganada e logo o tempo abriu para podermos subir ao topo do Kelimutu.
O vulcão é famoso por causa dos 3 lagos coloridos que se formaram em suas crateras. Na ocasião em que estivemos lá dois lagos estavam verdes e um estava preto, porém eum deles já teve as cores castanho e vermelho. Acredita-se que as mudanças ocorrem devido às substâncias químicas presente no vulcão que reagem com a água, mudando sua cor dependendo do clima vigente.
Esperando a chuva passar...
A comunidade local considera que estes lagos um lugar sagrado a ser a morada das almas dos mortos. O nome Kelimutu é derivado de "Keli" que significa "montanha" e "Mutu," que significa" ferver ". O lago do leste é também chamado de "polo ata tiwu" ou o lago de espíritos malignos, enquanto o lago central é conhecida como "tiwu nua muri koo fai" ou o lago para as almas jovens, enquanto que o Lago Oeste é chamado de "mbupu ata tiwu" ou para o lago para as almas das pessoas idosas e sábias.
Fran, adorei a minha foto com cara de friagem. Acho que eu estava meio abalado com o café que tomei (arrependido, diga-se de passagem). Bjo!
ResponderExcluiré Cirilo, te achei mto corajoso por tomar akele café, viu... hehehehe. Pena q perdi a foto...
ResponderExcluirbju
Lindas as fotos da agua colorida no vulcao.
ResponderExcluirbjsssssssssss.