terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Boxe Tailandês

Em Phuket fomos assistir ao tão famoso boxe tailândes. Contratamos um passeio que incluia o transporte de nosso hotel para o estádio, ida e volta.

No horário marcado a van passou, e fomos. Eu, muito desanimada, com uma gripe fortíssima, não estava nem muito a fim de ver o tal boxing, mas o Marcelo insistiu... Ainda bem que fomos. Me surpreendi com a experiência. Primeiro pelo local, bem legal, muito organizado e já dá o clima para a noite. Segundo pelo público. Como se trata de luta, fiquei com  receio do público masculino ser a grande maioria e ter um clima pesado, mas não. O esporte já se tornou muito turístico por lá e a maioria do público era formada por estrangeiros, inclusive por vários casais. Os tailandeses também marcavam presença e  visivelmente eram os que mais torciam e tomavam partido na hora das lutas.


















Neste dia aconteceram 8 lutas. Começando com as crianças, passando para o juvenil e adulto, inclusive feminino (aliás a melhor luta). É interessante que antes de todas as lutas um dos participantes ficava fazendo uns rituais dentro do ringue, como se fosse uma dança. Eu tive a impressão que eles definiam antes da luta quem teria o direito de fazer esse ritual, porque era sempre um que ficava dançando e o outro ficava quietinho no seu lado do ringue.




Apesar da pancadaria toda, mesmo a gente que não entende nada das regras, consegue perceber que existem normas, que não é só sair batendo não, e que, na maioria das vezes, os lutadores se respeitam, como deve ser em todo esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário