terça-feira, 22 de março de 2011

Jaco

Depois da aventura de ficar 12 horas em uma microlete (e depois mais 12 para voltar) quando fomos a Kupang, neste final de semana juntamos os amigos e alugamos uma carro para enfrentar "apenas" 6 horas de viagem nas precárias estradas timorenses rumo a Tutuala.


 
Tutuala é o último subdistrito no extremo leste da ilha de Timor, e é através dele que pegamos um barco para passar o dia em Jaco (o ilhéu é sagrado para os timorenses, e não se pode dormir lá, apenas passar o dia e voltar a Tutuala). 

As praias neste lado do Timor são ainda mais bonitas do que as que conhecemos em Dili, são paradisíacas, basta ver as fotos para comprovar. A estrutura para turismo existe dentro das condições deles. São duas pousadas na praia de Tutuala, ficamos na que é considerada a melhor por ter água doce para banho (na outra a água utilizada é a do mar), os quartos são apenas separados por estruturas de madeira, não há forro nem camas, apenas colchões cobertos por mosquiteiros, mas o chão é revestido com piso e tudo é bem limpo. O banheiro é coletivo e o banho é com canequinha, porém mesmo para mim, que geralmente não gosto de água fria, foi extremamente bom e revigorante. E podem acreditar: todas essas peculiaridades tornam-se irrelevantes perto da imensa beleza que é o lugar.


Uma lulik - casa sagrada timorense




















Enchendo o tanque na estrada

Um comentário: