quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Cabeça de Homem

Reportagem publicada pelo site da  Revista Veja:

A 700 m de profundidade, mineiros também pensam naquilo

Em vídeo, operários pedem bonecas infláveis; equipe de resgate diz não

Manuela Franceschini, de Copiapó, no Chile
No acampamento da mina San José não se fala em outra coisa. No segundo vídeo que mandaram às suas famílias e ao mundo, nesta terça-feira, os 33 mineiros soterrados no deserto do Atacama fazem um pedido. “Senhor ministro (da Saúde, Jayme Mañalich), estamos muito felizes. Temos música e estamos dançando!”, diz um deles. Ao fundo, alguém interrompe: “Falta a boneca inflável!”, e é apoiado por todos com gritos e risadas.

Nas cartas enviadas aos parentes, os operários pedem sempre pôsteres e fotos de mulher pelada. “Tem que ter um entretenimento, coitados! Que mandem uma (boneca) para cada um ou vão enlouquecer. Eu mesma mandei na última carta uma foto de uma modelo pelada junto", conta Yéssima, mulher de Dario Segovia. "Disse que a foto era minha", acrescenta, caindo na risada. O mineiro, a propósito, já respondeu, agradecendo o presente.

Já a prima de Dario, Alda Rojo, acha que mandar bonecas é ir longe demais: “São uns mimados! Eles têm suas senhoras aqui em cima esperando. Querem boneca pra quê? De jeito nenhum!”. O filho do mineiro, Cristian, concorda com a tia: “Eles têm que trabalhar lá embaixo. Se mandarem a boneca, não vão fazer outra coisa.”

A mulher de Victor Zamora, Yéssica, lava as mãos: “Essa decisão é dele. Com tanto que não seja de carne e osso, mandem quantas mulheres quiserem”. A sogra, Nelly, a interrompe: “se os médicos aprovarem, que mandem o que pedirem!”

No entanto, segundo a assessoria de imprensa do ministério de Saúde do Chile, não serão enviadas bonecas infláveis. “O bem estar dos 33 será assegurado com alimentação correta, vitaminas, exercícios físicos e cuidados médicos”, disse a VEJA.com Alejandro Nuller.


Um comentário:

  1. Pô coitados, num custa nada mandar uma bonequinha pra cada um! rs, homem eh homem mesmo, naum tem jeito. Legal o post, naum tinha visto essa materia ainda naum.

    ResponderExcluir