domingo, 20 de fevereiro de 2011

Os templos de Angkor

A região de Angkor serviu como sede do Império Khmer (cambojano),  que floresceu aproximadamente entre os séculos IX e XIII. A palavra "Angkor" é derivada do sânscrito nagara, que significa "cidade". O período Angkoriano começou em 802 d.C., quando o monarca Khmer hindu Jayavarman II declarou-se como um "monarca universal" e um "deus-rei", até 1431, quando invasores Aytthayan (Tailandês) saquearam a capital Khmer, fazendo a sua população migrar para a zona sul de Phonom Penh (atual capital do Camboja). 

As ruínas de Angkor estão localizadas em meio a florestas e terras ao norte do Lago Tonle Sap e são consideradas como um Patrimônio Mundial da UNESCO. Na área de Angkor foram encontradas mais de mil ruínas de templos, variando de pilhas de escombros até o imponente templo Angkor Wat, considerado o maior monumento religioso do mundo. Muitos dos templos de Angkor foram restaurados e, juntos, compõem o sítio mais significativo da arquitetura Khmer. O sítio de Angkor recebe mais de dois milhões de visitantes anualmente.

Fonte: wikipédia










 Os muros têm esculturas em relevo com figuras retratando passagens mitológicas ou do cotidiano do império


 
















 Exitem muitos grupos de músicos como esses, vítimas de minas terrestres








Durante os conflitos que o Camboja enfrentou, as cabeças dos guardiões dos templos foram roubadas pelos invasores

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Crianças no Camboja

No Camboja vimos muita pobreza, pessoas extremamente necessitadas, mas que, como na maioria das vezes, vão se adaptando, mudando e encontrando formas para sobreviver como podem.

O turismo em Siem Reap é muito grande (e não é para menos, os templos de Angkor são únicos) e com isso cresce também o comércio na cidade. Era muito comum, principalmente ao redor dos templos, sermos abordados por crianças pequenas, sujinhas, de pé no chão mesmo, falando inglês e carregando as suas cestinhas para vender qualquer lembrança da cidade.

Ainda assim, como já escreveu aqui o Alexandre no post Quem precida de ipod, a criançada se diverte, não perde nunca a inocência e o carisma de infância.












domingo, 13 de fevereiro de 2011

Siem Reap

Principal destino turístico do Camboja, a cidade é a porta de entrada para conhecer os templos de Angkor.

Bem com cara de cidade do interior, nós adoramos Siem Reap... clima gostoso, hotel barato, comida barata, tudo perto, podíamos caminhar sem preocupações. E os templos... uma visão incrível, diferente de tudo que a gente já viu.



 Pelas ruas da cidade




 E como toda cidade tem seu mercado tradicional...
 




Parede de nosso hotel: homenagem aos gradiosos templos de Angkor

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ha Long Bay

 Uma das maiores atrações do Vietnam é a baía de Ha Long. Considerada patrimônio mundial pela UNESCO desde 1993, Ha Long conta com inúmeras ilhotas de calcário que em sua maioria não é habitada, nem transformada pelo homem, conferindo uma paisagem maravilhosa por toda a baía.

Em Hanói existem milhares de ofertas de passeios para Halong Bay, existindo também a opção da reserva do passeio pela internet. Geralmente os passeios são de 1, 2 ou 3 dias. Buscando informações sobre o passeio na internet vi várias pessoas reclamando que contrataram um tipo de passeio (com determinado barco, acomodação, alimentação etc) e quando chegaram era outra coisa. Realmente não era fácil escolher o barco, até porque ele não sai de Hanói, mas sim de uma cidade que fica a 3 horas de Hanói. Optamos por contratar o passeio que era oferecido em nosso hotel, que tinha um bom preço e pensávamos que os funcionários não iam querer nos enganar, já que voltaríamos para mais uma noite de hospedagem após o passeio.

Deu certo. Não nos decepcionamos em nada. Gostamos do barco, do quarto, da comida, tudo realmente como tinha sido anunciado no momento da compra. É claro que vimos outros barcos bem mais bonitos que o nosso (existem passeios de todos os preços, para todos os gostos), mas acho que o Cristina atendeu perfeitamente ao nosso proprósito de fazer um passeio agradável e conhecer Halong Bay.

 
 Todos os barcos para o passeio na baía

 


 Pegamos esse barco pequeno para chegar ao Cristina, o barco que iríamos ficar

















 Vila flutuante


 Dentro da caverna




A vista mais bonita


Vendedora de frutas na baía