sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Sorvete de Durian

Antes mesmo de chegar ao Timor, ainda em Cingapura durante nossa viagem pra cá, ouvimos falar desta tal frutinha chamada durian. Curiosamente, em nosso hotel lá havia um aviso dizendo que a inocente fruta era proibida naquele estabelecimento. O motivo ficou só na imaginação, e viemos para Timor. Só aqui ficamos sabendo então que a durian era proibida em certos lugares devido ao seu odor terrivelmente característico.




Na Tailândia vimos durian sendo vendida na feira, porém ela é do tamanho de uma jaca, e não dá pra comprar uma simplesmente para experimentar... Até que o Marcelo achou em Kuala Lumpur um sorvete de durian, e não resistiu à tentação de provar o sabor da tão famosa fruta.

 Aviso em nosso hotel em Kuala Lumpur






Tive que experimentar antes de jogarmos o sorvete no lixo, e realmente é muuuuito ruim. É horrível. Inexplicável. O sabor mais próximo que conseguimos encontrar é o de cebola. A fruta "parece" cebola, mas é uma cebola cremosa misturada com não sei o quê estragado. É terrível.


quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Mercados tradicionais de Bangkok

Mercado Chatuchak

Também conhecido com Weekend Market, como o próprio nome já diz, ele só acontece aos finais de semana, próximo a uma praça em Bangkok. O lugar é gigantesco e possui todos os tipos de lojas, desde roupas, sapatos, brinquedos, artigos para casa, enfeites, fragâncias aromáticas, comidas e tudo mais o que se possa imaginar.

Segundo o site Bangkok.com  a área tem cerca de 35 acres e abriga mais de 8.000 bancas de mercado, atraindo, em um final de semana típico, mais de 200.000 visitantes.


 








 Tem até passeio de carro pra quem tem preguiça de andar




 
Mercado Flutuante Damnoensaduak

Outro mercado tradicional da cidade, este acredito eu, mais turístico do que mercado propriamente dito, vale a pena ser conhecido pelas suas peculiaridades. Diferente do que estamos acostumados, o mercado se encontra em um canal repleto de barcos que são "lojas ambulantes" bem como em construções localizadas à sua margem. E também vende de tudo. Fiquei impressionada com a criatividade dos tailandeses para conseguir vender todos os tipos de coisas dentro de um pequeno barco.

















Tem até espetinho! 

 Utensílio para auxiliar a entrega do dinheiro e da mercadoria quando os barcos não estão muito próximos




terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Templos de Bangkok

Com a maioria da população budista, a Tailândia abriga diversos e  trabalhados templos para veneração de Buda, alguns em Bangkok são destino certo para quem visita a cidade. 

Os mais conhecidos se encontram às margens do rio Chao Phaya, e para chegar até eles basta pegar um barco em um dos diversos piers ao longo do rio que corta a cidade, o que já torna o passeio interessante desde o início.









 É comum ver monges nas ruas




 Buda de esmeralda







Um dos guardiões dos templos






 Wat Po - Templo do Buda Deitado


A estátua folheada a ouro tem 46 metros de comprimento e 15 de altura


pés do Buda deitado


Templo de Dawn


O templo tem um pagode central de quase 80 metros de altura











Esculturas na parede do templo






 No topo do Golden Mountain


 As pessoas oram e deixam suas ofertas e pedidos neste local

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Bangkok

Nossa primeira parada (depois de Bali, é claro) foi Bangkok, a capital da Tailândia. Uma das grandes metrópoles asiáticas, a cidade com mais de 9 milhões de habitantes, é agitadíssima, com comércio fortíssimo (são inúmeros shoppings e lojas informais) e templos riquíssimos. 









 Khao San Road - paraíso dos mochileiros


 Feira em frente ao shopping MBK


O país é uma monarquia constitucional, chefiada desde 1946 pelo rei Bhumibol Adulyadej que detém o recorde de monarca há mais tempo no poder em todo o mundo. É muito comum ver fotos dele espalhadas por toda a cidade, e é considerado ato de extrema falta de educação para com os tailândeses brincar ou zombar da imagem de seu rei.