terça-feira, 31 de agosto de 2010

TV em Timor

Alguns de nossos amigos aqui em Dili têm o privilégio de sintonizar algum canal brasileiro em suas casas. Nós não. Então, assitir televisão aqui não é uma coisa muito simples pra mim.

Temos em nossa TV 11 canais, sendo que 8 deles são no idioma inglês. Como eu não entendo nada, e se não quiser só ficar vendo as imagens, somente me restam 3 canais: um espanhol, um português e o canal local. O resultado disso é que eu passo bem pouco tempo na frente da TV aqui. E como tudo tem seu lado bom, agora leio muito mais. rs

No Brasil existe um programa que eu adoro: o CQC da band. O programa humorístico tem muitos quadros, mas o meu preferido é o Top Five. Morria de dar risadas com minha mãe e meu irmão nas noites de segunda-feira em Barretos. O fato é que mesmo estando aqui não consegui abandonar o programa e acesso o vídeo do quadro toda semana.

Segue vídeo do youtube com os melhores momentos de 2009, é hilário.



Notícias esquisitas

Notícia da BBC divulgada pelo site UOL:

30/08/2010 - 12h14
Mistério de chuva de fezes intriga cidade na França

Daniela Fernandes
De Paris para a BBC Brasil

Uma misteriosa "chuva" de excrementos intriga os habitantes do vilarejo de Saint-Pandelon, no sudoeste da França. Desde meados de maio, eles se queixam de "gotas" marrons que caem do céu, com cheiro e textura de matéria fecal.

O prefeito do vilarejo, Jean-Pierre Boiselle, afirmou que uma "chuva de cocô" passou a cair durante o dia e também à noite no município.

Se no início a história fazia os 750 habitantes da localidade sorrirem, eles passaram a ficar aterrorizados com a chuva de excrementos, que deixou partes da cidade com ar irrespirável.

As crianças não podem mais brincar fora de casa e os moradores hesitam em comer as frutas e legumes das hortas locais. Eles também não fazem mais churrascos ao ar livre nesse período de verão na Europa.

Teorias
As "gotas" marrons, quase do tamanho de uma unha do dedo mínimo, sujam os carros, móveis de jardim e as roupas secando nos varais.

A primeira hipótese levantada pelos moradores para explicar o fenômeno foi a de que aviões estariam despejando o conteúdo de seus banheiros sobre a região.

Mas isso seria impossível, afirmou a Direção Geral da Aviação Civil da França, acrescentando que "os aviões de linha são pressurizados e não é possível despejar o conteúdo de banheiros ou de nenhuma outra coisa".

Após investigações, a polícia militar francesa declarou que a "chuva" de fezes poderia ser causada por aves migratórias, da espécie conhecida como andorinhões, que se instalaram na região nesta estação.

"Esse pássaro tem a particularidade de voar o tempo todo e se alimentar em pleno voo. Por isso as fezes caem durante o dia e à noite", afirmou o capitão Michel Brethes, da polícia militar de Dax, nos arredores do vilarejo de Saint-Pandelon.

Exames
Um laboratório da região realizou neste mês pesquisas científicas com o material coletado e confirmou que as "gotas" que cairam do céu são excrementos de origem animal, mas não conseguiu solucionar totalmente o mistério.

"Nas amostras analisadas, não encontramos bactérias específicas das fezes humanas. Mas não podemos dizer a qual tipo de animal esses excrementos correspondem", afirmou Alain Mesplède, diretor do laboratório de análises científicas da região.

"Apenas confirmamos a presença de bactérias típicas a todas as espécies animais", diz o pesquisador. Sem saber ao certo se as fezes seriam realmente de pássaros, os moradores de Saint-Pandelon esperam que a "chuva" fedorenta não caia novamente em outras estações.




 

E Barretão!!!

Todos os anos se realiza em Barretos a sua tradicional Festa do Peão. O evento, que começou em 1955, hoje é reconhecido como o maior e mais antigo festival de rodeo da América Latina. A festa dura 10 dias e reúne atrações culturais, esportivas e gastronômicas.







Eu nem gosto muito de rodeo, principal foco da festa, mas a verdade é que o evento transforma a cidade. Barretos, que tem cerca de 120 mil habitantes é bem pacata durante todo o ano. Até que em agosto se vê lotada de turistas de todos os lugares, movimentando a cidade, além de ser uma das poucas épocas onde são realizados shows em Barretos, e à preços acessíveis, daí todos os barretenses serem apaixonados por ela.

Neste último domingo terminou a festa desse ano, e eu perdi :(  Desde que eu me entendo por gente, desde os shows da Xuxa e Sandy e Junior, esse é o primeiro ano que não vou nem um diazinho na festa. Vendo as fotos de toooodos os meus amigos, que foram à festa, me deu muita saudade da minha terrinha, mas é por um bom motivo, não se pode fazer tudo, não é mesmo? Além disso, 2011 está aí. rs


Segue vídeo institucional da festa. É um pouco longo, mas pra quem não conhece vale a pena.






segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Feira permanente

Em Dili existe uma feira permanente de frutas e verduras, ela fica em frente a um supermercado. Confesso que eu não tinha muito o costume de comprar em feira, porque mesmo em Barretos eu não fazia muito isso. Até que um dia nossa querida amiga Mara disse "Se é pra comprar de alguém, prefiro comprar dos timorenses", isso porque a maioria dos supermercados daqui não são de timorenses, mas sim de estrangeiros. Concordo com ela e desde então faço compras nesta feira.

Uma curiosidade a seu respeito é que ela não fecha. A noite os timorenses não recolhem suas coisas e voltam no dia seguinte. A feira fica montada todo o tempo, e algum familiar passa a noite lá para cuidar das mercadorias.




















Um distrito chamado Dili

De acordo com o site Wikipédia, Díli é a capital de Timor-Leste, sede do distrito do mesmo nome e de um dos dois bispados do país: a Diocese de Díli. Situa-se na costa norte da ilha de Timor. Díli é o principal porto e centro comercial e administrativo de Timor-Leste e tem cerca de 150 000 habitantes, 20% da população do país. Possui um aeroporto internacional em Comoro, que foi recentemente rebatizado em honra do líder independentista Nicolau Lobato.













Chegada em Dili

Para chegar em Timor Leste partindo do Brasil, fizemos escala em Amsterdam e Cingapura. Foi nesta última parte da viagem, Cingapura-Dili, que entendi porque algumas pessoas têm medo de andar de avião, rs. O avião era bem menor do que o outro que voamos e por conseguinte sentimos mais os "trancos" da decolagem e do pouso. Mas todos chegaram bem, rs.

Chegamos em Dili dia 29 de maio, mais ou menos umas 14:00hs. Ao chegarmos próximos da porta do avião já dava pra sentir o "bafo"da cidade, rs. Dili é muuuito quente. Mantém temperaturas altas o ano todo, com períodos de chuva. Além disso, o clima é úmido. Bem diferente do Barretão. Aqui temos a impressão que estamos sempre "melados/pegajosos" , com a pele sempre úmida. Ou melhor, sempre não, porque quase todos os lugares têm ar condicionado, item de necessidade neste lugar.

Dizem que em alguns distritos de Timor é mais frio, beem mais frio. Eu custo a acreditar, porque aqui é tão quente que é até difícil imaginar um lugar frio neste país.
Não posso deixar de dizer que Dr. Afonso, Mara e amigos nos receberam muito bem neste país.



sábado, 28 de agosto de 2010

Como tudo começou

Num belo dia meu então noivo Marcelo me disse "Vamos morar um ano no Timor Leste?" e eu "Ah tudo bem..." Considerando que este deveria ser mais ou menos o décimo sétimo destino que ele me propunha, eu nem levei a sério e aceitei prontamente. Até que um dia, após inscrição e entrevista para o trabalho em Timor, o negócio realmente deu certo. E eu que estava muito contente com a minha vidinha em Barretos, acabara de conseguir um bom emprego, tinha comprado minha moto... pensei "Putz, e agora?" Agora vamos em frente.

Após o difícil período de pensar em como seria, o que fazer e comunicar toda a família, resolvemos nos casar e viajar para ficar um ano em Timor Leste.

Então, passado mais ou menos um mês tudo aconteceu e embarcamos para cá. Eu que nunca tinha saído do Brasil, que nunca tinha viajado de avião, de repente me vejo do outro lado do mundo. Aliás, de repente não, porque a viagem demorou 3 dias e nos deixou com o efeito jet lag por mais alguns.



Blog: um novo jeito de contar essa experiência

Inicio hoje o blog "Um ano em Dili" com o objetivo de simplesmente contar minhas experiências por aqui. Dividindo o que estou ouvindo, vendo e vivendo neste continente, de acordo com o meu ponto de vista.

Vasculhando pela net encontrei esse trecho do livro "Mar sem fim" de Almyr Klink. Texto lindo, que se aplica perfeitamente à essa minha experiência.
























"...Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou tv. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor e o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sobre o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como imaginamos e não simplesmente como é, que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos e simplesmente ir ver."


E acho que é isto o que estou fazendo aqui. Simplesmente vim ver, e sei que quando voltar terei outro pensamento a respeito da minha casa e da minha família. Além de estórias pra contar, é claro.